Maquilhagens do Demónio

Não sei nada sobre maquilhagens.
Declaro isto desde já, que é para depois não me chamarem imensas coisas.
Considerem-me, desde já, inimputável.

No entanto, e esteta como sou, não tenho podido de deixar de reparar, de há uns tempos para cá, que na televisão em Portugal existe uma certa tendência para fazer das mulheres travestis.
Lamento imenso, mas não consigo entender que os olhos tenham de desaparecer por detrás de tanto risco e sombra e lápis e máscara.
Não consigo, transcende-me.
E a confusão estética proposta pelos cenários de qualquer produto televisivo português não ajuda à festa. Quer seja uma telenovela, um talk-show ou o próprio telejornal, experimenta-se sempre muita cor, muita luz e muita maquilhagem.

Há dois géneros que adoro: o dos olhos todos pretos (não é o smoky eye, porque isso eu sei o que é...) e o do excesso de sombras de várias cores (género pantone completo nas pálpebras). Qualquer um dos géneros depende uma boa camadona de base, bem espessa, com mais umas passagens de pós. Muitos pós.
Não entendo.
Confesso que, por muito que já tenha tentado, não entendo.

E tenho tirado algumas fotografias a alguns exemplos, e aqui vos deixo uns stills da minha televisão.



Fotos do iPhone, sem filtros.