FAÇA O FLAMINGO

Sou fã de saltos altos e acho lindo e bonito e elegante e essas coisas todas.
Gosto.
Durante anos tive imensos complexos em usá-los.
Mas agora deitei-me a trazer.

E refiro-me a anos porque sim, lá do sítio de onde venho, é tradição mais do que obrigatória começar a calejar os pés desde tenra idade.
A partir dos 13 tinhas de ter já qualquer aproximação ao sapato adulto.
Fossem os B&W, fossem as botas de lycra ou as mais vulgares de salto alto, tinhas apenas de ter.
E andavas religiosamente, de segunda a sexta, a sofrer e a apresentar um semblante mais despejado apenas durante as aulas de educação física.
De resto...
... Era a semana toda de andas.
Eu não usava.
A minha Mãe proibia-me, o meu Pai achava nojento, e eu nem conseguia parecer normal.
Além disso, é desde que tenho 13 anos que tenho 1,75m, pelo que parecia uma pessoa gigante.
Se as colegas de escola com saltos ainda me davam ao ombro, imaginem se eu usasse saltos...
Os meus primeiros saltos foram uns Prada que a minha Avó Madonna me ofereceu.
Mas que eu lhe ofereci de volta.
Aos 17.

Comecei, no entanto, há coisa de uns dois ou três anos, a tentar investir no calçado género andarilho.
E safei-me bem.
Comecei pela versão de salto dos sapatos abotinados de toda a vida.
Passei rapidamente para os sapatos italianos vintage e a partir daí, foi sempre a aviar cebolas!
Só que... vivia em Barcelona.

Quando cheguei a Lisboa, tentei usar e sofri.
Sofri horrores.
Sofri porque ora se descascavam os saltos (e eu chorava), ora andava dez metros e queria morrer de dores, ora o eléctrico andava aos soluços e eu caía...
Deixei-me disso quando, no Inverno passado, a atravessar a Calçada do Combro ali à altura D'As Zebras, enfiei um salto de 12cm no carril do eléctrico e surfei meia colina, até um senhor me agarrar no braço e evitar assim um desastre memorável.
Encostei a frota toda.

No Verão investi em saltos.
Numas plataformas lindas.
E usei-as tanto que estão desfeitas!
E pensei que no Inverno ia conseguir revitalizar a frota e mandar enormíssimo salto alto!
Mas até agora, o maior salto foi o de uma bota Hunter nos dias de superchuva.

No entanto, tenho tentado.
E tentei imenso nos últimos dias.
Na quinta, calcei a minha slut boot da Guess by Marciano.
Na sexta calcei uma super granny wedge da Bimba&Lola.
No Sábado foram umas vintage boots cor de burro quando foge.
Ontem nem saí de casa.
E hoje adquiri uma bota de salto alto e cano alto.
Preta.
Mesmo Venus in Furs.

Tenho é um enorme problema:
O que não calejei em pré-adolescente.

Passadas algumas horas e percorridos alguns dos terrenos mais acidentados da cidade, fico em papa.
Acho que ainda não consegui compreender como é que se podem utilizar correctamente os saltos altos.
Será que só se podem usar saltos para actividades Divinas?
Como é que se aguentam todas as mulheres que andam de saltos o dia inteiro!?
Não será com Dr. Scholl's Party Feet de certeza, que aquilo é uma porcaria...
Ao fim de algumas horas, faço uma coisa óptima, que é racionar o movimento.
Penso cento e oitenta vezes antes de andar, porque onde ponho os pés, ponho a cara...
E depois começo a fazer o flamingo...

E como acho tudo isso ridículo, hoje decidi treinar até à exaustão, em ocasiões que não impliquem exposição pública.
E também decidi deixar calejar o pé bem calejado, até ficar cheio de pele morta, dura e amarelenta, a ver se fico com um Party Feet natural.
Será que é assim que se aguentam os saltos?!

É que... não estou mesmo para sofrer...!